terça-feira, 25 de setembro de 2012

"O Cortiço" - Aluísio de Azevedo 

A história


O livro começa contando a história de João Romão um português teimoso, ambicioso que conseguiu juntar dinheiro e comprar um pequeno estabelecimento comercial no Rio de Janeiro. Sua vizinha Bertolesa uma negra escrava fugida tinha uma pequena quitanda e economias, João como era ambicioso, se juntou com a escrava e com o dinheiro dela comprou pequenas propriedades de terra, onde começou a construir pequenas casinhas com o material mais simples.
Logo vieram os primeiros trabalhadores da pedreira que era ao lado do terreno de João, e o cortiço vai tomando forma, onde estão presentes a Machona, lavadeira gritalhona, que tem dois filhos não se pareciam uns com os outros, Alexandre, mulato pernóstico e Pombinha, moça franzina que se desencaminha por influência das más companhias, há também Rita Baiana, mulata brasileira sedutora e maliciosa, que andava amigada com Firmo, malandro valentão, a Bruxa que era uma senhora estranha e mais reservada, que era sempre procurada quando as mulheres tinham problemas com seus maridos ou de saúde, e por fim Jerônimo com sua família, este era homem trabalhador, bom marido e pai.
Há ainda o vizinho de João, Miranda um português rico e importante, que vem morar ao lado do cortiço para impedir que sua mulher o traia, logo quando se conhecessem João e Miranda não se dão bem, João por parte da riqueza e do prestígio de Miranda, e este porque não via com bons olhos o cortiço, temendo que invadisse o seu quintal.
No cortiço havia muitas festas principalmente aos domingos, tocavam músicas brasileiras, destacando principalmente Rita Baiana que com seu corpo seu charme fez Jerônimo perder a cabeça deixando Firmo com ciúmes. Até que em um dia em uma festa Firmo viu Jerônimo jogando charme para Rita, e acabou havendo uma briga entre os dois na qual Jerônimo levou uma facada na barriga, fazendo com que Rita sentisse pena dele ajudando ele a se recuperar.
Nesse tempo surgiu um novo cortiço na frente do de João, e logo houve intrigas entre eles o de João ficou apelidado como “Os Carapicus” e o da frente como o “Cabeça-de-Gato”, os moradores dos cortiços não falavam os outros a não ser para fazer provocações.
Quando Jerônimo se recuperou ele buscou vingança contra Firmo, que tinha ido morar no Cabeça-de-Gato, arma uma emboscada traiçoeira para o malandro e o mata a pauladas, fugindo em seguida com Rita Baiana, abandonando a mulher.
Querendo vingar a morte de Firmo, os moradores do "Cabeça-de-gato" travam séria briga com os "Carapicus". Um incêndio causado propositalmente pela bruxa atinge e destrói vários barracos do cortiço de João Romão pondo fim à briga coletiva.
O português, agora endinheirado, reconstrói o cortiço, dando-lhe nova feição e pretende realizar um objetivo que há tempos vinha alimentando: casar-se com uma mulher "de fina educação", legitimamente. Lança os olhos em Zulmira, filha do Miranda. Botelho, um velho parasita que reside com a família do Miranda e de grande influência junto deste, prepara o caminho para João Romão, mediante o pagamento de vinte contos de réis.
Logo Miranda e João, por interesse, se tornam amigos e o casamento é coisa certa. Só há uma dificuldade: Bertolesa  João Romão arranja um piano para livrar- se dela: manda um aviso aos antigos proprietários da escrava, denunciando-lhe o paradeiro. Pouco tempo depois, surge a polícia na casa de João Romão para levar Bertolesa aos seus antigos senhores. A escrava compreende o destino que lhe estava reservado, suicida-se, cortando o ventre com a mesma faca com que estava limpando o peixe para a refeição de João, e este sem se importar continua a sua vida normalmente já que conseguira o que queria, casar-se com Zulmira.
 A obra o Cortiço, gira em torno somente do cortiço de João Romão, da vida rotineira das pessoas, e como ele consegue corromper quem passa por lá, um exemplo disso é Jerônimo, homem trabalhador, bom marido e pai, que ao passar pelo cortiço conhece e se apaixona por Rita Baiana uma brasileira sedutora maliciosa que gosta de viver a vida de peito aberto. Disposto a ficar com ela Jerônimo abandona mulher e filha e vai morar junto com Rita longe do cortiço, se torna um boêmio cheio de dívidas, somente para fazer a mulher feliz.

Contexto Histórico

O livro trata de algo recente na época da abolição da escravidão, portanto, muitos trabalhadores não tinham dinheiro para ter uma boa condição de vida. Assim, começaram a surgir os cortiços, onde geralmente a população negra e mulata habitava-os. O que faz desse livro uma obra naturalista.

Análise do Grupo

Percebemos que o livro é bem detalhado, por isso a leitura acaba sendo meio lenta, porem é possível perceber como é o cotidiano daqueles que viviam nos cortiços na época, e pelos problemas pelos quais passaram, até com a polícia. Para nós o que mais chamou atenção no livro, foi que ele mostrou o modo como o meio interfere e modifica a sociedade, e o cortiço do livro seria exatamente o meio pelo qual acaba modificando as pessoas. O livro apesar de cansativo, obtêm muitos detalhes interessantes, quando analisado dessa forma. 

Bibliografia 

- Livro




Grupo: 

Ana Verônica - 02 
Geovanna Soldi - 10
Leticia Saud - 23
Sofia Maria - 36

Professora: Silvinha                                  Série: 2o A 
                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário