quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Um Apólogo - Machado de Assis



Contexto Histórico

O conto Um apólogo foi publicado em 1896, no livro Várias Histórias, que é uma coletânea dos melhores contos de Machado de Assis, que é considerado o maior escritor da literatura brasileira. O contexto histórico da época é o Realismo, que tem como característica fundamental a busca de uma literatura pautada pela objetividade, ao contrário dos românticos, que criavam um universo envolto de emoção e subjetivismo. Eles se preocupavam em analisar criticamente os valores da sociedade. As obras realistas respeitavam às regras e às técnicas voltadas à análise dos valores da sociedade a partir do olhar cientificista. Havia a predominância da prosa de ficção e a arte era considerada um veículo de ideias. O Brasil, neste período, vivia um novo contexto histórico, com o fim da escravidão negra, a proclamação da República, o início da economia cafeeira e o trabalho do imigrante europeu.

Análise dos personagens

- Principais Personagens:
Agulha: representa um instrumento de costura de uma costureira da casa de uma baronesa.
Linha: representa um instrumento de costura de uma costureira da casa de uma baronesa.
- Personagens Secundários:
Alfinete: representa um instrumento de costura de uma costureira da casa de uma baronesa.
- Personagens Passageiros:
Costureira: usa os objetos na criação do vestido da baronesa onde rola metade da trama falada.
- Psicologicamente:
Os personagens brigam entre se, pois querem ver quem é o mais importante na costura do vestido. Na historia, a agulha representa uma pessoa que quer dar uma dura para alguém que não quer nada com nada, porém no final sai perdendo, pois ela não vai ao baile, mesmo pensando ter feito o trabalho mais difícil na construção do vestido. A linha (novelo) representa uma pessoa que não liga para nada que os outros falam e sai ganhando no final pelo fato de acompanhar a dona do vestido na festa. O alfinete demonstra psicologicamente alguém que percebe o resultado da situação e quer ajudar e mostrar o resultado disto, ou seja, de a agulha estar sendo aproveitada pela linha.

Resumo

O conto de Machado de Assis tem como objetivo que os leitores procurem imaginar os objetos de costura como pessoas com diferentes modos de pensamento. A agulha como uma pessoa que canta a vitória antes da hora e que se preocupa bastante com a vida dos outros. A linha como uma pessoa sossegada que faz seu trabalho, não se deixando influenciar pelo o que as outras pessoas falam, comprovando um velho ditado: “quem ri por ultimo, ri melhor”. Assis procura além de tudo, que as pessoas ao lerem este conto, se identifiquem com algum personagem e com isso poderem perceber seus erros e acertos e procurar fazer com que os leitores reflitam sob seus atos para crescerem sempre na vida.


Opinião sobre o conto

A obra literária brasileira "Um Apólogo" está se referindo as personalidades das pessoas. Atualmente existem pessoas que são como a agulha citada no conto, trabalha para outros se beneficiarem, como também existem pessoas como a linha que só se beneficia quando uma agulha faz para ela o trabalho, querem ocupar o lugar das pessoas que lutam para crescer na vida. E devemos ser como os alfinetes que conseguem atingir seu objetivo sem que outros aproveitem dele e abre seu próprio caminho de avanço na vida. Assim seremos bem sucedido e grande na vida, sem que outros apóiem em nós.




Integrantes: Bruno de Lucca, n° 06
                  Iago Passaes, n° 13
                  João Paulo Santos, n° 16
                  Matheus Furlaneto, n° 30
                  Nicolas Pires, n° 34

3 comentários: